A Prostatectomia é a remoção cirúrgica de parte ou de toda a próstata (uma glândula do sistema reprodutor masculino, responsável pelo enriquecimento do sêmen e fundamental para a fertilidade do homem).
Esta cirurgia é indicada em circunstâncias benignas que causam retenção urinária, e em casos de câncer de próstata, entre outros quadros de câncer de pelve.
Existem dois tipos principais de prostatectomia: a prostatectomia simples ou parcial e a radical.
- Prostatectomia simples: esse procedimento remove parcialmente a próstata, preservando a sua capsula. É feito em pacientes portadores da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), uma doença benigna, mas que causa obstrução da uretra.
- Prostatectomia radical: é indicada em pacientes portadores de Câncer de Próstata. Consiste na remoção total da próstata, vesículas seminais e os ductos deferentes.
Há diferentes formas de realizar a prostatectomia: a abdominal aberta (pouco utilizada nos dias de hoje) e a laparoscópica, robótica e perineal.
A videolaparoscopia na prostatectomia radical reduz os índices de incontinência urinária, impotência sexual (porque agride menos as ligações nervosas), infecção, o tempo de recuperação, aumenta a segurança e é menos invasiva aos pacientes.
O urologista analisa o resultado dos exames, as características do paciente, o estágio da doença e indica o tratamento mais adequado a cada paciente, e caso ache recomendável, indicará a o melhor procedimento.
Aqui, no IRG Hospital, temos excelentes profissionais, capacitados para fazer esse diagnóstico e a cirurgia menos invasiva.
Qualquer dúvida, entre em contato conosco ou agende a sua consulta.