A praticidade em execução dos exames urológicos, baseada em ferramentas avançadas e ao ambiente de cordialidade criado pela equipe, fazem do IRG um conceituado e requisitado hospital na especialidade em urologia.
A avaliação urodinâmica, também conhecida como “estudo urodinâmico”, é um exame da Urologia que mostra as condições do trato urinário inferior.
Na prática, o estudo urodinâmico mostra se a bexiga consegue cumprir sua função, que é armazenar urina sob baixa pressão e com micção normal (esvaziar adequadamente).
Alguns distúrbios de armazenamento e/ou de esvaziamento da bexiga podem provocar alterações que se expressam através de diminuição do jato urinário (jato urinário fraco).
O problema pode, também, causar retenção urinária, micções diurnas ou noturnas frequentes, incontinência urinária (perda involuntária de urina), dor ao urinar ou outros sintomas que podem ser identificados através da Urodinâmica.
Normalmente, o Estudo Urodinâmico é indicado em caso de:
- Aumento da próstata (avalia a presença de obstrução ao fluxo urinário pela próstata, bem como a força de contração da bexiga)
- Incontinência urinária na mulher (determina a causa exata da perda de urina: se a incontinência está associada à urgência miccional/bexiga hiperativa ou se ocorre secundariamente a esforços)
- Incontinência urinária no homem (exemplo: incontinência urinária após cirurgia para remoção da próstata)
- Pacientes com lesões neurológicas (“bexiga neurogênica”)
- Crianças com meningomielocele
Após a consulta médica, o especialista faz a solicitação do exame, com o objetivo de saber com maior exatidão a causa dos sintomas urinários do paciente.
A urodinâmica é, também, muito importante para pacientes com doenças neurológicas, em especial quando há doenças da medula espinhal. Já em pacientes sem doença neurológica associada, a urodinâmica pode ser útil quando há dúvidas sobre a causa dos sintomas urinários ou quando há falha do tratamento tradicional (ou conservador).