Os nossos exames de cardiologia são realizados em parceria com a Medcore Cardiovida, empresa referência em diagnóstico cardiológico e com diversos especialistas nas áreas de anestesia, vascular, eletrofisiologia, endocrinologia e neurologia.
O eletrocardiograma é um procedimento rápido, simples e indolor no qual os impulsos elétricos do coração são amplificados e registrados.
O ECG, como também é conhecido, é feito com um aparelho ligado a eletrodos que avalia o ritmo dos batimentos cardíacos em repouso.
Geralmente, é feito quando há suspeita de doença cardíaca. Às vezes ele também é feito como parte de exames físicos de rotina para pessoas de meia-idade e idosas, mesmo que elas não tenham nenhuma evidência de doença cardíaca.
O objetivo é ver se há alguma falha na condução elétrica pelo coração. Ou seja, se existem bloqueios ou partes do músculo que não estão se movendo como deveriam, o que pode sinalizar problemas cardíacos.
O eletro é muito utilizado para flagrar arritmias e taquicardias ou bradicardias, quando o peito bate rápido ou devagar demais, respectivamente. Mas é um teste inicial. Ou seja, ele aponta possíveis suspeitas, que devem ser confirmadas com outros exames.
É um exame bem simples, usado rotineiramente tanto na triagem dos prontos-socorros quanto em checkups preventivos solicitados pelo cardiologista.