Você sabia que as baixas temperaturas representam também risco de complicações cardiovasculares? Pois saiba, que quando a temperatura alcança médias diárias abaixo de 14°C, os casos de morte por infarto do miocárdio (ataque cardíaco) aumentam em até 30%. A cada 10 graus Celsius de diminuição na temperatura mínima, o risco de ataque cardíaco aumenta em 7%.
O clima frio desencadeia também outras doenças cardiovasculares, como acidente vascular cerebral (AVC), angina (dor no peito), isquemia no coração (redução de circulação nas artérias coronárias) e arritmias cardíacas, que têm a poluição atmosférica como outro dos agentes responsáveis.
O frio causa a vasoconstrição, que é a contração dos vasos sanguíneos. Eles se contraem para não perderem calor. Com a contração dos vasos, a passagem do sangue fica prejudicada, piorando o fluxo sanguíneo podendo ocasionar isquemia (angina e infarto agudo do miocárdio)
O IRG Hospital possui Pronto Atendimento em Cardiologia e Urologia, que funciona 24 horas com especialistas preparados para atender urgências de pacientes com problemas renais, urológicos e cardiovasculares.